Dieta

A pirâmide dos alimentos é um guia de alimentação que substitui a “roda dos alimentos”, antes utilizada para classificar os alimentos em grupos, que agora foram subdivididos para melhor garantir o consumo de todos os nutrientes nas quantidades adequadas.

A diferença nas recomendações para os diabéticos é evitar ao máximo o consumo de açúcar e aumentar a ingestão de fibras (cascas, bagaços, sementes, farelo de trigo, etc.), que contribuem para reduzir a absorção da glicose.

O controle do diabetes é mais fácil quando se mantém o peso ideal em relação à altura. Neste caso, para um melhor controle do peso, o ideal é restringir ao máximo a ingestão de alimentos gordurosos.

Os alimentos são divididos em três grandes grupos. Seguindo a pirâmide da base para o topo, temos:

– Grupo dos alimentos energéticos – fornecem o “combustível” para nosso corpo trabalhar, respirar, realizar suas atividades. São responsáveis por 50% das calorias diárias necessárias. Esta quantidade de calorias varia de acordo com a idade, sexo, peso, altura e tipo de atividade física que o indivíduo pratica.

Este grupo é constituído pelos cereais, pães, arroz, raízes brancas e massas (amido). Recomendam-se de 6 a 10 porções diárias, dependendo das calorias necessárias, divididas durante o dia.

Uma porção equivale a: – ½ pão francês ou 1 fatia de pão rica em fibras – 3 bolachas água e sal ou 3 fatias finas de torrada – 2 colheres de sopa cheias de cereal sem açúcar (farelo de trigo ou aveia) – 2 colheres de sopa cheias de arroz cozido ou 1 pires de chá de macarrão – 1 batata média (ou inhame, cará, mandioca).

– Grupo dos alimentos reguladores – são os responsáveis pelo perfeito funcionamento do seu corpo. Fornecem vitaminas, minerais, fibras e 30% das calorias diárias. Dê preferência para os alimentos crus.

Formam este grupo:

a) Vegetais: fornecem vitaminas, minerais e fibras.
Devem ser ingeridas 3 a 5 porções diárias.
Uma porção equivale a – 1 pires de chá cheio de verduras de folha crua – 1 pires de chá médio de outro vegetal, cozido ou cru;

b) Frutas: fornecem vitaminas e fibras.
Devem ser consumidas de 2 a 4 porções por dia;.

– Grupo dos alimentos construtores – são responsáveis pela formação da pele, cabelos e unha e pela renovação de todas as células do corpo.

Dividem-se em:

a) Leite e derivados: dê preferência aos laticínios desnatados, queijo branco ou ricota (2 a 3 porções diárias).
Uma porção equivale a – 1 xícara de chá de leite ou iogurte – 1 fatia média de queijo branco ou ricota;

b) Carnes, peixes, aves, ovos e feijões: use sempre carnes magras, retire a pele das aves e peixes (2 a 3 porções).
Uma porção equivale a – 1 bife pequeno ou 3 colheres de sopa de carne moída – 2 coxas pequenas de frango ou 1 filé de peito pequeno – 1 filé médio de peixe ou 1 ovo – 4 colheres de sopa de feijão, soja, lentilha, ervilha ou grão-de-bico.

Obs.: Pergunte ao seu nutricionista ou endocrinologista qual é sua necessidade diária de calorias.